Morar sozinho pela primeira vez: a casa do seu jeito

A mudança para o primeiro apartamento é um momento único, cheio de expectativas e tomadas de decisões, afinal, é preciso que todos os espaços conversem com a personalidade de quem ali vai morar, desta vez sozinho, e o faça sentir, literalmente, em casa. E claro, a responsabilidade de projetar este lar tão especial é grande!

Por isso, quando iniciamos o projeto de reforma e decoração do imóvel de um jovem que pela primeira vez teria um lar só seu, tínhamos em mente, justamente, a importância de fazer com que o apartamento refletisse seus gostos pessoais e seu estilo de vida. 

Inicialmente, quarto e sala eram integrados em um grande espaço aberto, enquanto a varanda era isolada dos demais ambientes.  Propusemos a integração da sala com a varanda, formando uma generosa área social, que além da amplitude, ganhou o aproveitamento da luz natural, deixando o clima agradável e convidativo.  

  Após o nivelamento do piso e a integração, a sala de estar ganhou ainda uma solução multifuncional em marcenaria, que vai de parede a parede e é destaque. 

Atendendo a cozinha, o móvel conta com prateleiras próximas a ilha, que possibilitam a organização de livros e outros itens decorativos. Neste espaço, as banquetas da bancada podem ser usadas tanto para acomodar convidados, quanto para refeições rápidas. Ali, a cervejeira também possui um cantinho próprio. 

 

Já na área da TV, o móvel é formado por portas invisíveis que guardam vassouras, escadas e outros itens altos, já que na lavanderia o espaço era reduzido. Abaixo, há os gavetões que também facilitam na organização e cujo a mesma base se estende até a área onde está o painel ripado, que faz a divisão com a varanda vizinha e garante mais privacidade. O futon acomoda a mesa de jantar, oferendo mais lugares na hora de receber.  

Além da bancada de concreto que dá um ar masculino à cozinha, mantivemos a base do ambiente clarinha, atendendo o desejo do morador, e criamos o painel de vidro que faz a divisão com a área de serviço, mantendo o espaço mais reservado. 

 

Conhecendo melhor o estilo de vida do jovem, sugerimos que o quarto fosse fechado para que ele pudesse ter mais privacidade. Por conta disso, um dos destaques é a parede atrás do sofá que, na verdade, é de marcenaria! O lado da sala é um painel com a porta camuflada, enquanto o lado do quarto corresponde ao fundo do armário, otimizando assim o espaço, que permanece generoso, com boa circulação dos dois lados da cama.

     Como o morador por muito tempo trabalhou viajando o país e morando em cidades do interior, ao retornar à capital paulista era importante que a sua nova casa remetesse à natureza, que tanto lhe faria falta. Por isso, no quarto, o verde foi escolhido para ser a base da parede, enquanto a cabeceira da cama em coro traz conforto e deixa o espaço ainda mais aconchegante e tranquilo. A arandela na lateral da cama proporciona uma iluminação suave, ideal para os momentos de leitura e relaxamento.  

No lavabo, também para dar o aspecto masculino, a cuba de concreto foi instalada a partir do piso. Além disso, fixamos um grande espelho para aproveitar a luminosidade da sala, já que o ambiente não conta com luz natural. 

 

No banheiro, mantivemos o revestimento de parede, mas o piso foi trocado por porcelanato cimentício e uma nova bancada em concreto foi colocada. O espaço conta ainda com um armário vertical de madeira, de tamanho generoso, além de metais pretos que complementam o décor.  

 

A mudança para o primeiro apartamento é uma fase da vida que deve ser marcada por acolhimento e boas sensações proporcionadas pelo novo lar. Portanto, cada cantinho da casa deve ser único e especial.

Foto da sala com a integração feita com a varanda

Equipe Doob e o jovem morador em seu novo apartamento

Bia Ottaiano

Fotos: Cris Farhat  

Previous
Previous

Leveza e luz: o lar refletindo a vida

Next
Next

Quartos pedem conforto e praticidade