A cozinha como coração da casa

Por seu papel funcional, a cozinha sempre foi um dos ambientes mais importantes da casa. Agora, com a gastronomia ganhando cada vez mais adeptos, este ambiente se tornou também um espaço de estar, onde as pessoas interagem, sendo muitas vezes o coração da casa.  

Integrada a sala ou privativa, com espaço amplo ou reduzido, há diversas formas de personalizar a cozinha e deixar o ambiente agradável, mantendo a organização e a funcionalidade. 

Destacamos 3 projetos de cozinha, que refletem diferentes estilos de vida para você se inspirar.  

1.INTEGRAÇÃO E MUITA LUZ  

Neste apartamento de 156 m², a cozinha é parte integrada de uma grande área social, que conta com espaço para as refeições, sala de estar e de TV. Trabalhamos diferentes materiais e enquanto nicho e bancada da ilha são em quartzo marmorizado, os armários de marcenaria ganharam pintura desenvolvida especialmente para o projeto, dando ao ambiente um visual oxidado prata. 

A luminosidade também é destaque já que o apartamento é amplo e repleto de luz natural, com janelas dos dois lados. Para complementar, o forro de madeira carvalho envelopa todo o espaço e demarca cozinha e sala de jantar.

O maior objetivo neste projeto era que a cozinha fizesse parte do espaço social. A amplitude, o frescor e os pontos de cor deixaram o ambiente alegre e convidativo. 

Fotos: Rafael Renzo

2. PERSONALIZADA E MULTIFUNCIONAL   

Nesta cozinha gourmet, os moradores queriam que o espaço fosse integrado no dia-a-dia, mas que também fosse possível fechá-lo, para os momentos mais privativos. Para isso, desenvolvemos o painel com as portas de correr, que ficam imperceptíveis quando o ambiente está aberto. 

Além disso, a cozinha foi super equipada, com duas geladeiras, cooktop e torre quente. Tem ainda duas cubas, sendo uma dupla maior ao fundo e uma auxiliar ao lado do cooktop na ilha, para facilitar no preparo da refeição.

O grande destaque do projeto é a multifuncionalidade da cozinha, que é tanto parte da área social, quanto um espaço mais reservado para a família.    

Fotos: Evellyn Muller 

3. FUNCIONALIDADE E LEVEZA  

Já neste apartamento de um jovem que mora sozinho, a cozinha ganhou a ilha com bancada de concreto e banquetas, utilizadas tanto para acomodar os amigos, quanto para ser apoio no café da manhã. O ambiente conta ainda com cervejeira, máquina de café e prateleiras utilizadas para guardar livros e outros itens.  

Mesmo sendo um apartamento pequeno, de um único morador, a cozinha também se tornou um espaço convidativo. Praticidade e organização, tão necessários nos grandes centros urbanos, unidos a estética agradável. 

   

Fotos: Cris Farhat 

Com três projetos tão distintos é possível perceber que há soluções únicas para cada estilo de vida, que atendem as necessidades da rotina. Cozinhar é um ato de amor e, por isso, projetar a cozinha também deve ser.

Bia e Dani  

Previous
Previous

O primeiro apartamento de um jovem morador

Next
Next

Base neutra e ambientes repletos de cor