O primeiro apartamento de um jovem morador

O imóvel de aproximadamente 60m², localizado em Pinheiros, seria o primeiro apartamento do jovem, cujo o desejo era que os ambientes fossem projetados de forma jovial e masculina. Ele queria também um sofá confortável para assistir TV e uma boa área social para receber os amigos. 

Originalmente, o apartamento contava com uma parede de alvenaria que dividia a sala de estar e a suíte. O morador, fazia questão, inclusive, que o quarto permanecesse fechado para que pudesse ter mais privacidade.  A varanda também era um ambiente isolado e a passagem principal da cozinha era pela sala. 

Para otimizar os espaços tanto da suíte quanto da sala, que era muito estreita, a solução foi demolir a parede que fazia a divisão dos ambientes e substituí-la por um móvel multifuncional desenhado por nós que é um verdadeiro quebra-cabeça e se tornou o protagonista da sala de estar! A estante não só divide os ambientes, como abriga o home theater da sala, a TV do quarto, além de ter nichos abertos e fechados, que comportam itens decorativos e ajudam na organização. Para atender o pedido do morador e manter o quarto privativo, o recuo do móvel abriga ainda a porta de correr que conduz à suíte.     

 

Na sala, como não havia nenhuma janela, utilizamos também um grande espelho ao fundo, justamente para aproveitar a luz que vem da varanda e ilumina todo o espaço, mantendo a estética masculina, predominando tons de cinza, concreto e madeira escura.  

A esquadria que dividia a sala com a varanda foi retirada, mas mantivemos a que estava entre quarto e varanda, para garantir a privacidade e preservar a acústica do quarto.

Por sua vez, a varanda com espaço generoso se tornou a grande área social da casa, contendo churrasqueira, mesa de jantar e sofá com apoios removíveis, podendo ser utilizado também como cama, o que é muito útil para o morador que recebe muitos amigos.   

 

O jovem gostaria também que houvesse uma televisão no espaço e como a parede disponível era apenas a da churrasqueira, optamos por um suporte de teto, que além de mais prático possibilita que todos no ambiente consigam assistir a TV. 

Para dar mais praticidade, o balcão com rodízios criado por nós serve tanto como bar, quanto para ser movimentado e dar apoio à área de churrasco.  Outro item desenhado exclusivamente para o espaço é o tapete em PVC, que acrescenta movimento, deixa o espaço mais aconchegante e é impermeável, de fácil manutenção. 

 

O acabamento de cimento queimado dá um ar moderno a varanda, além de manter a unidade visual com a sala.  

A cozinha também recebeu soluções personalizadas! A entrada principal que era pela sala de estar foi fechada e o acesso passou a ser pela lavanderia, que foi integrada ao ambiente. Para dar unidade visual, a bancada que atende os dois espaços conta com o mesmo acabamento de marcenaria, que camufla aquecedor e máquina de lavar. Otimizando ainda mais o espaço, a parede de frente para a bancada recebeu um painel de madeira, com prateleiras de pouca profundidade, para serem armazenados temperos, livros de culinária e outros utilitários, sem interferir na circulação, já que o espaço é estreito. 

Todo projeto deve estar em sintonia com os desejos e as necessidades de cada morador. Por isso, nós amamos o desafio de criar e buscar soluções que atendam sonhos e transformem espaços em lar. 

Bia e Dani

Fotos: Rafael Renzo 






Previous
Previous

Banheiros e lavabos personalizados

Next
Next

A cozinha como coração da casa