Base neutra e ambientes repletos de cor

Quando iniciamos o projeto deste apartamento localizado em Jundiaí, no interior paulista, tínhamos em mente que os moradores não queriam o cinza como protagonista. As cores precisavam estar presentes! A área social era muito importante e por isso os moradores nos pediram que a cozinha fosse um espaço reservado.

Para ganhar em amplitude, o primeiro passo foi integrar sala e varanda. Como as normas do prédio não permitiam que a parede que divide os dois ambientes fosse totalmente demolida, a solução foi desenhar um pórtico de madeira que emoldura a janela e a passagem entre os ambientes.

 Na varanda, o uso da madeira deixou o espaço bem aconchegante e a churrasqueira gourmet ainda ganhou parede de tijolinhos aparentes. Ela, aliás, é uma das protagonistas do ambiente, já que os moradores amam reunir a família e os amigos para um bom churrasco! A mesa conta com banco de futon e o sofá, além de acomodar os convidados, é ideal para descansar e aproveitar a vista.  A frequência de luz no natural deixa o espaço mais convidativo e agradável.

 Várias soluções em marcenaria foram criadas na sala de estar, fazendo com que tudo se complementasse e criasse uma unidade visual no espaço.  Para camuflar a porta de acesso da cozinha, que fica bem no meio da parede, criamos o painel revestido em lâmina freijó que ocupa a parede em sua totalidade.   

Outra solução foi envelopar o volume do lavabo também com o painel de madeira, camuflando a porta e equipamento do ar condicionado, ainda englobando o móvel do bar.   

Com as interferências visuais resolvidas, era a hora de definirmos os acabamentos. De início, os moradores queriam que as cores estivessem presentes na base do projeto, como na marcenaria e nos revestimentos. Porém, na fase de conceituação ficou perceptível que os pontos de cor deveriam ser pontuados através da decoração. Assim, a base neutra foi mantida, com a madeira freijó e os tons de fendi, e o ambiente ganhou cor através de itens decorativos.  Destaque para o tapete Kilim indiano da By kamy com seus tons degradês em azul e para as obras de Gustavo Rosa e de Dalmau.

 

Já na cozinha, como o ambiente é em corredor e bastante estreito, a solução foi aproveitar o espaço vertical, através da marcenaria. O armário sob medida permite o armazenamento de livros de receita e objetos decorativos, e conta com nichos adaptados para acomodar itens mais altos, como o liquidificador. A base neutra também prevalece neste espaço da casa, o que possibilitou a aposta em móveis azuis, levando pontos de cor.

 O quarto do casal também ganhou otimização de espaço com a estante em marcenaria, que faz as vezes de costas do closet de casal e possui nichos em profundidade mais rasos, para que os moradores possam utilizá-los tanto para acomodar itens decorativos quanto os eletrônicos.

Os pontos de cor, presentes em todos os ambientes, são o grande destaque, junto as soluções em marcenaria. O interessante é que o projeto parte da base neutra e as cores são trazidas na decoração, o que torna possível mudar com facilidade sempre que os moradores julgarem necessário, deixando os ambientes atemporais.  

Amamos criar soluções que além de atender as necessidades do dia a dia da família, são duradouras e facilitam a dinâmica no futuro.  Nenhum espaço ou lar é igual ao outro e, por isso, todo projeto é único.

Bia e Dani

fotos Rafael Renzo

Previous
Previous

A cozinha como coração da casa

Next
Next

Com marcenaria, o home office fica mais funcional e personalizado