Viagens e lembranças refletidas no lar

A influencer Lala Rebelo acabava de retornar ao Brasil, após morar no Panamá, e precisava encontrar um novo apartamento em São Paulo. Grávida na época, ela estava em uma corrida contra o tempo para encontrar aquela que seria sua nova morada, junto ao esposo e ao primeiro filho do casal, Vinícius, que em breve chegaria ao mundo.

Em sua procura, ela se deparou com um imóvel que, apesar de ter quase 60 anos de uso e não estar em suas melhores condições, contava com muita iluminação natural, frescor e amplitude.  O desafio era grande, fazer do apartamento um lar que refletisse a grande paixão de Lala, que é viajar os quatro cantos do planeta, ao mesmo tempo que a família sentisse que apesar de tantas viagens era ali o seu lugar.    

A reforma foi completa e um dos grandes destaques foi a integração de cozinha, sala de jantar e sala de estar, formando uma grande área social, que se transformou no espaço principal da casa.  Embora Lala quisesse que pontos de cor se sobressaíssem, o pedido era que a base fosse neutra, composta por cinza, madeira e branco, para que as cores fossem bem pontuadas, sem que os espaços ficassem carregados. 

Sala de estar, jantar e cozinha totalmente integrados após a reforma

Sala de estar, jantar e cozinha totalmente integrados após a reforma

Foto da sala feita no dia do levantamento de medidas para início do desenvolvimento do projeto

Foto da sala feita no dia do levantamento de medidas para início do desenvolvimento do projeto

E, claro, referências de viagens estão presentes em todo o apartamento! Foram quase 80 países visitados e as lembranças tão vivas na memória, passaram a ser também parte do lar e da rotina dos dias.  Mas, Lala não queria uma decoração óbvia com mapas e globos, por exemplo, eram os detalhes que refletiriam as histórias acumuladas ao redor do mundo. 

Assim, a estante atrás do sofá e as prateleiras da sala receberam bonequinhas russas, elefantes, girafas, entre outros objetos vindos da Tanzânia, do Camboja e da Tailândia.  O tapete geométrico é lembrança do Panamá.  Destaque também para o pa…

Assim, a estante atrás do sofá e as prateleiras da sala receberam bonequinhas russas, elefantes, girafas, entre outros objetos vindos da Tanzânia, do Camboja e da Tailândia.  O tapete geométrico é lembrança do Panamá.

Destaque também para o painel de madeira que separa a área social dos quartos, espaço mais reservado do apartamento. 

Doob_OscarFreire_(RafaelRenzo)-24.jpg

A suíte do casal, inclusive, também passou por completa reforma para que o banheiro pudesse ser acessado do quarto, pois anteriormente a planta contava com três quartos e dois banheiros independentes. Apenas o piso composto por tacos de madeira foi mantido e restaurado, detalhe que remete as décadas de vida do imóvel.  O cimento queimado nas paredes mantém a neutralidade e a sintonia com a cabeceira da cama em madeira. 

Acima, os quadros em P&B também são lembranças de viagem, com fotografias tiradas pela própria Lala na índia, Rússia e Cuba. 

Acima, os quadros em P&B também são lembranças de viagem, com fotografias tiradas pela própria Lala na índia, Rússia e Cuba. 

Foto tirada do quarto de casal no dia do início do projeto

Foto tirada do quarto de casal no dia do início do projeto

 Já no Home Office, a decoração que remete as viagens foi mais literal, com o mapa-múndi personalizado ocupando por completo uma das paredes. A mesa turquesa traz a referência do #turquesômetro, marca registrada de Lala, e o armário sob medida facilita a organização do espaço. 

Doob_OscarFreire_(RafaelRenzo)-84.jpg
Doob_OscarFreire_(RafaelRenzo)-95.jpg

 Assim, nossa maior inspiração para este projeto foi a história de vida de quem tem o mundo como bagagem e, fazendo do lar o espaço também para se guardar as experiências acumuladas a cada fronteira atravessada, ele se transformou no melhor lugar do mundo.

Recentemente, Lala fez de outra casa a morada de suas novas vivências, porque agora Vinícius ganhou um irmão e a família sentiu a necessidade de ficar mais próximo daqueles que moram fora da capital. No entanto, o apartamento segue como um lugar especial na história de Lala e agora se prepara para receber e guardar as memórias da próxima família que ali criará raízes. 

Doob_OscarFreire_(RafaelRenzo)-68.jpg

E você, quais memórias deseja materializar no seu lar?

Bia e Dani

Previous
Previous

Quando arquitetura também é mágica

Next
Next

Integrar espaços para acumular bons momentos