Quando arquitetura também é mágica

Em um dos nossos primeiros encontros com a moradora deste apartamento, cujo lar é composto por ela, seu marido e dois filhos, ela nos perguntou se além de arquitetas, tínhamos também habilidades mágicas, capazes de fazer com que a sala de estar do apartamento deles fosse transformada por completo, de forma a atender vários anseios e necessidades da família, mas mantendo a metragem atual.  

Para o casal, na época, o ambiente já não representava mais quem eles eram e a predominância de móveis clássicos e aspecto mais rústico, deveria ser substituída por itens contemporâneos, porém com a madeira escura permanecendo como referência.  Além disso, a sala deveria ser integrada a varanda, que se tornaria um local próprio tanto para meditação e ioga, práticas da moradora, quanto para acomodar uma área gourmet, com frigobar, cooktop e ilha, pois o casal gosta muito de cozinhar e receber os amigos e a família, o que pedia também uma mesa com muitos lugares para que fosse possível acomodar os convidados. 

 

FOTOS: Sala de estar e varanda antes da reforma

E não parava por aí! Era importante que na sala de estar houvesse um espaço para home office e um cantinho especial para os brinquedos das crianças, de forma que tudo pudesse ficar organizado quando os pequenos não estivessem por perto. No mesmo espaço, o morador desejava ainda uma adega climatizada com capacidade para no mínimo duzentos rótulos. 

Cientes do tamanho do desafio e empenhadas em fazer com que o ambiente atendesse todas os anseios que fariam a diferença na dinâmica familiar, iniciamos o planejamento e a criação das soluções que possibilitariam realizar os pedidos. 

O primeiro passo foi a integração de sala e varanda, onde a madeira de demolição já presente na sala foi mantida e complementada para criar a unidade visual, o que também foi possível graças ao pórtico de madeira que esconde a viga existente entre os dois ambientes e engloba todos os espaços, proporcionando esta unidade.  O sofá dupla face integra o Home Theater e o pequeno estar voltado para a fachada e a mesa generosa em madeira, junto as cadeiras com detalhes em palha complementam o ambiente.  

 

Outra solução importante utilizada foram as portas mimetizadas. Com elas, home office e espaço para os brinquedos das crianças ficarem lado a lado na sala de estar, sem que o ambiente ficasse em desordem e tudo fosse organizado quando não estivesse em uso.  

  

A adega climatizada também ganhou seu espaço logo no hall de entrada. 

tagr.jpg

Com as soluções da sala de estar sendo implementadas, a moradora nos solicitou auxílio com relação a cozinha, que era formada por uma bancada escura, um quadro de luz que interferia na estética e eletrodomésticos já com bastante tempo de uso.  O desejo era que o espaço fosse o mais clean possível e contasse com cooktop e itens mais modernos, para que, assim como na varanda, eles pudessem preparar as refeições de forma especial, uma vez que a culinária é um grande hobby do casal. 

 

FOTOS: Cozinha antes da reforma

Para deixar o quadro de luz imperceptível, além das portas que o escondem, utilizamos prateleiras que comportam os livros de culinária. Foi feito ainda a curadoria para a especificação de eletrodomésticos que estivessem em sintonia com o estilo clean.

Um espaço para refeições rápidas foi criado, para que tanto apenas o casal, quanto em outros momentos também as crianças, pudessem fazer as refeições juntos. A solução foi a bancada com corrediça, que possibilita a acomodação de duas pessoas nos banquinhos e, quando necessário, abre espaço para mais assentos no banco próximo a parede. É a bancada também que traz ao ambiente um ponto de cor, com as banquetas amarelas e os azulejos personalizados azuis. 

 

Com tudo pronto e o projeto entregue, a sensação foi de dever cumprido, pois os espaços foram completamente modificados e suas composições fizeram com que a família pudesse ter tudo aquilo que fazia sentido a ela.  Ali, descobrimos que sim, projetar é também fazer com que a mágica aconteça.

Bia e Dani

 

Previous
Previous

Confiança e histórias compartilhadas

Next
Next

Viagens e lembranças refletidas no lar