Varandas integradas: amplitude, praticidade e conforto para quem ama receber


Mais do que uma tendência, integrar espaços é o retrato de uma nova forma de morar, que prioriza ambientes multifuncionais, com maior área livre para circulação e que ofereçam experiências agradáveis para a família e os amigos. Neste sentido, as varandas integradas são protagonistas, já que se adaptam há uma diversidade de funções, como área de lazer, sala de jantar, área para prática de exercícios ou cozinha gourmet.  As integrações podem ser feitas de forma total ou parcial, atendendo as necessidades e refletindo o estilo de vida de cada morador.

Destacamos 3 projetos com funcionalidades diversas, cujo a integração foi o grande destaque. 

1.     MUITA LUZ E PRATICIDADE

Para este projeto que integra cozinha, churrasqueira, terraço e sala, o pedido principal dos moradores era que os ambientes ganhassem luminosidade e o cinza passasse longe! A solução foi o uso de acabamentos claros e com poucos contrastes. Além disso, a própria integração possibilitou que o ambiente recebesse mais luz.

Outro destaque, é a viga do apartamento onde antes era a esquadria de vidro que dividia os ambientes e que foi incorporada ao projeto, delimitando os espaços e indicando a arquitetura original. No lugar da esquadria, criamos a bancada de madeira que serve de apoio para refeições rápidas.

Outra solução para facilitar a circulação das pessoas e otimizar o espaço, foi manter os eletrodomésticos concentrados em uma única parede, com o armário em marcenaria.   

    

2.     ORGANIZAÇÃO E LEVEZA

Já neste apartamento, projetado para um jovem morador, a integração varanda e sala, deu a área social uma proporção generosa, além da valorizar a luz natural. O destaque é o móvel multiuso desenhado por nós, que além da praticidade, criou unidade visual no espaço. O banco de futon atende a mesa de jantar e dá continuidade ao volume do rack, que comporta painel de TV e armário com portas invisíveis, onde é possível guardar escada, tábua de passar e outros itens. A base neutra deixou o ambiente ainda mais leve e organizado.

O painel ripado faz a divisão entre a varanda do apartamento e a do vizinho, que é bem próxima, dando assim mais privacidade. Para que o verde estivesse presente, refletindo o estilo de vida do morador que retornou a capital paulista depois de um tempo no interior, há muitos vasos de plantas e quadros com temáticas de natureza. Como o jovem é adepto da meditação, o espaço se transformou ainda em um local ideal para esta prática!

 

  

3.     MULTIFUNCIONALIDADE

Neste projeto, a grande vantagem da integração foi proporcionar um ambiente amplo e multifuncional para receber família e amigos em momentos de socialização.  A churrasqueira de alvenaria com acabamento de cimento queimado é destaque, garantindo a mesma unidade visual entre a varanda e a sala. Como o espaço é generoso, pôde comportar ainda a mesa de jantar, cujo as cadeiras verde-menta deram mais personalidade.

Outra solução para otimizar a dinâmica do espaço, foi colocar a TV em um suporte de teto, deixando o rack livre para servir como bar. O móvel ainda tem rodízios que permitem o movimento por todo o ambiente, dando apoio inclusive à churrasqueira.        

Mapear as necessidades de cada família e fazer um minucioso planejamento é o que torna possível criar espaços que, mesmo distintos, possuem uma igual prioridade: ser o local ideal para receber novas histórias vividas e compartilhadas.

Bia e Dani

Fotos: Projeto 1 e 3: Rafael Renzo // Projeto 2: Cris Farhat




Previous
Previous

Com marcenaria, o home office fica mais funcional e personalizado

Next
Next

O processo que transforma sonhos em lar