PARA OS PEQUENOS MORADORES
Planejamento e soluções personalizadas transformam ambientes em espaços próprios para as crianças
Quando uma criança chega, tudo se transforma! A rotina da família é alterada e, claro, a casa também passa por mudanças para receber da melhor forma possível seu novo morador. Ao projetar espaços destinados aos pequenos, além de priorizarmos o estilo e os gostos pessoais dos pais, levamos em conta a funcionalidade, a segurança e o aspecto lúdico, que é fundamental para estimular a criatividade e a imaginação.
É importante considerar que as primeiras interpretações que a criança fará do mundo começam pela percepção do próprio lar, onde ela passará grande parte dos seus primeiros anos de vida. Por isso, é importante que os ambientes sejam práticos, alegres, aconchegantes e seguros.
Abaixo, destacamos quartos e soluções pensadas para fazer da casa um lugar onde os pequenos tenham plena identificação.
1. SONHAR COM O MAR
Neste quarto, o tema praia não foi ao acaso! Os pais do pequeno Vinícius são viajantes de carteirinha e litorais ao redor do mundo são o destino preferido da família que tinha acabado de crescer. Como a mamãe não queria que o espaço fosse monocromático, optamos por tons de azul, amarelo e laranja.
Diversos elementos decorativos, como os quadrinhos e até os brinquedos, remetem ao universo praiano, deixando o quarto lúdico e personalizado. O espaço também conta com uma cama, estilo sofá, que pode ser utilizada como apoio para um adulto dormir.
O piso de madeira deixa o ambiente ainda mais acolhedor.




Fotos: Rafael Renzo
2. DESCOBRIR A LIBERDADE
O elemento central no quarto do pequeno Antônio é a liberdade para explorar! Para isso, usamos o conceito montessoriano, que tem como principal característica justamente a ênfase na autonomia, liberdade e desenvolvimento natural das habilidades da criança.
Os móveis que compõe o ambiente foram projetados com altura média de 1,20m, inclusive a escrivaninha, a estante de livros e a cama, deixando tudo ao alcance do pequeno morador. Para garantir a segurança em caso de queda, todas as quinas vivas do quarto foram arredondadas.
Com a cama em altura baixa, o pé direito do ambiente é ressaltado e isso pode intimidar a criança. Por isso, optamos pelo móvel em formato de casinha, que torna esta diferença na altura mais amigável e deixa o espaço aconchegante e lúdico.
A madeira traz a base neutra ao ambiente, enquanto as diversas nuances de azul dão o toque de cor, de forma leve, sem sobrecarregar. Os tons, aliás, são uma referência ao mar, atendendo o pedido dos pais que queriam o oceano presente no décor. O mapa mundi personalizado com os lugares do mundo que são importantes para a família e as bolinhas de luz na estrutura da cama, tornam o espaço ainda mais alegre e divertido.




Fotos: Beatriz Ottaiano
3. VIVER BRINCANDO
O desafio neste projeto era criar um espaço na sala de estar onde as crianças pudessem brincar, mas que tudo permanecesse organizado quando os brinquedos não estivessem em uso. A solução foi a marcenaria, que conta com portas mimetizadas.
O efeito esconde o espaço onde os brinquedos são guardados e permite que tudo fique perfeitamente em ordem, sem interferir na brincadeira!



Fotos: Rafael Renzo
A chegada e o crescimento de uma criança representam uma grande jornada e, nada mais importante do que fazer da casa um espaço que colabore para o desenvolvimento, instigue a imaginação e garanta o bem-estar dos pequenos que mudam tão significantemente a vida de todos a sua volta.
Dani Okuhara