INTEGRAR SALA E COZINHA FACILITA A ROTINA E OS BONS MOMENTOS
Com a integração, a cozinha passa a fazer parte da área social e quem prepara as refeições pode ter companhia
Integrar a cozinha a sala de estar é uma tendência que proporciona mais funcionalidade, contribui para a sensação de amplitude, influi positivamente na convivência familiar e social, além de valorizar a estética contemporânea. Ou seja, traz fluidez e praticidade à rotina, sem abrir mão da personalidade.
Principalmente nos grandes centros urbanos, onde a correria da rotina aumenta a necessidade de a casa ser um espaço prático e leve, além de ter alta demanda por apartamentos com metragens reduzidas, integrar ambientes é uma ótima pedida.
Para inspirar, destacamos 3 projetos que tiveram a cozinha integrada à sala, criando espaços mais funcionais, que se adaptam às necessidades dos moradores e abraçam os bons momentos.
INTEGRAÇÃO DÁ NOVOS ARES A APARTAMENTO TRADICIONAL
Neste apartamento de 120 m², localizado nos Jardins, em São Paulo, a reforma foi completa. O imóvel tem mais de 30 anos e o desejo da família era aproveitar a boa localização, os janelões e a amplitude dos espaços, porém, dando aos ambientes uma estética mais contemporânea.
Nossa primeira decisão foi, justamente, integrar cozinha, sala de jantar e estar. Além da fluidez proporcionada pela integração, a ampla área social fazia todo o sentido para o estilo de vida do casal de moradores, já que cozinhar e receber os amigos faz parte da rotina da família.
Para isso, todo o layout da cozinha foi alterado, incluindo a mudança da bancada e cuba e a criação da ilha voltada para o living. Destaque para o revestimento em lâmina técnica com padrão marmorizado, que facilita a limpeza e traz um aspecto sofisticado.
As banquetas que dão apoio à ilha, permitem que quem cozinha tenha companhia.
Com a integração, a sala de jantar também ganhou espaço próprio na área social, onde a marcenaria foi nossa grande aliada.
Para otimizar espaço, criamos um móvel que abriga adega e cervejeira, além das portas laterais e superiores guardarem o louceiro.
Destaque também para a mesma lâmina técnica usada na bancada, revestindo o nicho, que acopla mini bar e champanheria.
Além de praticidade, a integração deixou o espaço sofisticado e agradável, pronto para receber.
INTEGRAÇÃO OTIMIZA ESPAÇOS E TRAZ MAIS FUNCIONALIDADE À APARTAMENTOS COM METRAGENS REDUZIDAS
Não é só em apartamentos com espaços generosos que a integração é bem-vinda. Em ambientes com metragens reduzidas, unir ambientes é ótima opção para otimizar espaços e fazer com que a rotina flua melhor, como é o caso desses dois projetos.
No primeiro, com 40 m², sala e cozinha já eram integradas, porém, um grande balcão dividia o ambiente e deixava a área da sala menor. Com a retirada e a integração total, além de centímetros valiosos, o ambiente ganhou unidade visual e mais fluidez.
Como a sala é marcada pelo uso das cores, para equilibrar, optamos por tons mais neutros, na cozinha. A bancada em L, otimiza ainda mais o espaço e deixa tudo organizado.



Neste outro apartamento, para otimizar espaço e trazer uma estética mais moderna e funcional, a parede que separava cozinha e sala de estar foi substituída pela bancada, usada tanto como ilha, quanto para armário de cozinha e aparador nas costas do sofá.
Um detalhe é que o apartamento foi reformado para locação, o que exigia espaços mais econômicos e neutros. Com a integração, isso não só foi possível, como os ambientes também ganharam um visual aconchegante, leve e com maior aproveitamento da luz natural.
A prioridade de todo projeto é atender as necessidades próprias de cada família. E uma das grandes vantagens da integração é justamente o fato de que, tanto ambientes maiores quanto aqueles com metragem reduzida, podem ser integrados, fazendo com que a rotina seja mais leve e prática.
Bia e Dani