5 anos de história e 20 de amizade
A teia de acontecimentos que nos leva a escolha de uma profissão começa a ser traçada bem antes da inscrição em algum vestibular. Somos dotados de habilidades que muitas vezes se tornam visíveis ainda na infância. Propensões que se desenvolvem ao longo da nossa trajetória de forma natural e que acabam por nos guiar naquilo que desejamos ser.
Com a Doob não foi diferente. A história começou a ser escrita anos antes da ideia de um escritório de arquitetura, com duas meninas cuja a infância foi marcada por atividades que envolviam processos criativos. Os pequenos sinais sempre estiveram presentes.
Em seu eixo familiar, Dani era incentivada ainda criança a desenhar, pintar e fazer arranjos em cerâmica e ikebana, composição floral japonesa. Na adolescência, descobriu outras formas de colocar em prática a habilidade criativa e passou a confeccionar roupas, bolsas e almofadas, junto com sua mãe. A moda e a arquitetura eram atividades compartilhadas em família.
Neste período, o outro lado dessa história era inscrito pela menina neta de comerciante de móveis artesanais e filha de mãe educadora artística. Na vida da Bia, a arte é DNA. Ainda criança trocava sem nenhum sobressalto bonecas por peças de Lego, os quais passava horas montando. Se estivesse na rua e recebesse algum folheto comercial com plantas de apartamento, era certo que o papel seria guardado e analisado, com a precisão de quem parecia saber que àquilo faria parte do futuro.
Chegado o momento de escolher qual faculdade cursar, Dani, que estava em dúvida entre arquitetura e moda, optou pela primeira e manteve o forte apego pela segunda. Já Bia, tinha a convicta certeza de que seu futuro profissional seria na arquitetura.
Seus caminhos se cruzaram então pela primeira vez nos corredores da Universidade Mackenzie, em São Paulo, onde iniciaram na mesma turma o curso de Arquitetura e Urbanismo. Logo no primeiro semestre, tornaram-se amigas e por diversas vezes faziam trabalhos juntas.
Com a proximidade da conclusão do curso, ambas viajaram com a faculdade para a Europa para estudar alguns cases de arquitetura contemporânea. Enquanto a Dani continuou em Barcelona estagiando e trabalhando, Bia retornou ao Brasil e focou suas energias em terminar a universidade enquanto ganhava experiência trabalhando em escritórios conceituados de arquitetura.
Retornando ao país, Dani decidiu que faria também o curso de moda e estava nesta nova empreitada, quando recebeu o convite para trabalhar como arquiteta na Nike do Brasil. Era a oportunidade perfeita de unir suas duas paixões: moda e arquitetura. Permaneceu na empresa por três anos, além de outros quatro trabalhando em criação e abertura de lojas pelo Brasil. Adquiriu experiência em gestão de projetos e as novas vivências a prepararam para o que viria a seguir.
Paralelamente, Bia seguiu seu objetivo de trabalhar em escritórios de arquitetura de interiores, entre eles, Basiches e Fernanda Marques, onde, além de exercer na prática o conhecimento adquirido durante os anos de Mackenzie, ainda adquiriu novos e valiosos aprendizados.
Com o tempo seguindo seu curso natural, ambas começaram a pensar em novas possibilidades. Dani sentia falta do processo de criação e do lado lúdico de um projeto, além do forte sentimento de propósito. Decidiu então retornar seu envolvimento com projetos de casa, iniciando sua carreira solo.
Bia, que há muito mantinha a convicção de que um dia teria seu próprio escritório, decidiu, em 2014, que era tempo de seguir seu sonho e iniciar voo solo.
Foi aí que seus caminhos se encontraram pela segunda vez.
Outras duas amigas em comum da faculdade, convidaram Dani e Bia para dividirem um conjunto comercial. Trabalhando de forma individual, mas lado a lado, trocaram figurinhas e perceberam que as experiências de uma acrescentavam a outra.
Neste período, Dani aguardava a chegada de Gabriel, seu primeiro filho, o que intensificou a ideia de compartilhar sua jornada profissional. Assim, sugeriu a Bia que as duas tocassem juntas os projetos durante a gravidez e nos primeiros meses de maternidade.
A parceria fez com que ambas percebessem que as coisas fluíam bem e que as diferenças entre elas se equilibravam e se complementavam.
Nascia assim, a Doob Arquitetura, cujo o nome, que espelha o sobrenome das sócias, representa justamente esta união e simetria entre elas.
Cinco anos se passaram, a equipe ganhou novos integrantes e muitos sonhos foram transformados em morada. A jornada das duas garotas que sabiam desde a infância que a vida era mais bonita quando se podia criar novas possibilidades foi estendida e compartilhada!



































Essa é a nossa história, que se tornou possível graças a todos que confiaram em nós suas casas, para que juntos fizéssemos dos espaços lugares que refletem a rotina e as particularidades de cada família. Já faz meia década que aprendemos diariamente, conhecemos novas histórias e trabalhamos para que cada lar seja o mais acolhedor e especial possível.
Seguiremos guiadas por este propósito e temos a certeza que muito ainda esta por vir! Vamos juntos?
Bia e Dani